quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

G


Gás combustível - Combustível gasoso, utilizado em motores de combustão interna, tal como gás natural, gás liquefeito de petróleo ou biogás.

Gás de escapamento - É a substância emitida para a atmosfera por abertura no sistema de escapamento.

Gases de efeito estufa - São gases que regulam a temperatura do planeta através da propriedade conhecida como efeito estufa: permitem a passagem da radiação solar na atmosfera, e absorvem grande parte do calor (a radiação infravermelha térmica), emitido pela superfície aquecida da Terra. Os principais gases de efeito estufa são: Nitrogênio (78.1%), Oxigênio (21%), Vapor de água (vária de 0 - 4%), Argônio (0.93%), Dióxido de Carbono (por volta de 0.3%), Néon (abaixo dos 0.002%), Hélio (0.0005%), Metano (0.0002%). Quando o balanço natural da concentração destes gases na atmosfera é perturba, particularmente pelo aumento ou diminuição deste, a temperatura da Terra pode ser seriamente afetada. (MCT, 2003).

Geóide - Figura definida como superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se aproxima do nível médio dos mares, supostos homogêneos e em repouso. Embora melhor descreva a forma física da Terra, o geóide se caracteriza por grande complexidade em função da distribuição irregular de massas no interior da Terra e, conseqüentemente, por difícil representação matemática, o que leva à adoção do elipsóide como forma matemática da Terra, devido à simplificação decorrente de seu uso.

Geoprocessamento - Conjunto de tecnologias voltadas à coleta e tratamento de informações espaciais para um objetivo específico. Essas atividades são executadas por sistemas chamados de Sistemas Cartográficos de Informações. Eles são destinados ao processamento de dados georeferenciados desde a sua coleta até a geração de produtos como mapas, relatórios e arquivos digitais, oferecendo recursos para o armazenamento, gerenciamento, manipulação e analise dos dados. (Fator Gis). (7)

Geomática (geoprocessamento) - Campo de atividades que, usando uma abordagem sistemática, integra todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados geográficos necessários como parte de operações cientificas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no gerenciamento e produção da informação espacial. (International Standards Organization). (33)

Gestão ambiental - O conceito original de gestão ambiental diz respeito à administração, pelo governo, do uso dos recursos ambientais, por meio de ações ou medidas econômicas, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de manter ou recuperar a qualidade do meio ambiente, assegurar a produtividade dos recursos e o desenvolvimento social. Este conceito, entretanto, tem se ampliado nos últimos anos para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas de ação desenvolvidos por empresas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente. (Verocai, 1990). (18)
"A tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso renovável sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade". (Hurtubia, 1980). (18)

GPS - Global Positioning System / Sistema Global de Posicionamento - Constelação de satélites desenvolvidos pelo Departamento de Defesa dos EUA, utilizada em levantamentos geodésicos e outras atividades que necessitem de posicionamento preciso. Os satélites transmitem sinais que podem ser decodificados por receptores especialmente projetados para determinar com precisão, posições sobre a superfície da Terra.

Gradiente - "Mudança unidirecional, mais ou menos contínua, de alguma propriedade no espaço. Os gradientes referentes às propriedades ambientais se refletem freqüentemente por meio de alterações nos parâmetros biológicos". (Diccionario de la Naturaleza, 1987). (18)
"É uma mudança de elevação, velocidade, pressão ou outra característica, por unidade de comprimento". (Carvalho, 1981). (18)

Granéis - Mercadorias cujo transporte se realiza sem necessidade de embalagem e acondicionamento. Podem ser no estado sólido (minério de ferro) ou líquido (petróleo). (G.I). (23)

Grileiro - Grileiro é um termo que designa quem falsifica documentos para de forma ilegal tornar-se dono por direito de terras devolutas ou de terceiros ou ainda quem está na posse ilegal de prédios ou prédios indivisos, por meio de documentos falsificados.
O termo provém da técnica usada para o efeito, que consiste em colocar escrituras falsas dentro de uma caixa com grilos, de modo a deixar os documentos amarelados (devido os excrementos) e roídos, dando-lhes uma aparência antiga e, por consequência, mais verossímil.
Também é utilizada quando uma pessoa consegue várias procurações falsas de pessoas desconhecidas, geralmente camponeses que assinam os papéis para seus "patrões". Com estes documentos falsos é realizada a compra de várias propriedades vizinhas, como se fosse um grande loteamento. Porém, na verdade estas várias propriedades unidas formavam um grande latifúndio.


Voltar para o GLOSSÁRIO





Nenhum comentário:

Postar um comentário