quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conceitos Geográficos

O que é Geografia?
Geografia é um termo que surgiu na Grécia antiga.

Geo      +       graphein
Terra            Escrita ou descrição

Conceito
Geografia é a ciência que estuda as características do planeta Terra, os fenômenos físicos e a ação do ser humano no meio ambiente e, vice-versa.
A Geografia recebe diversos significados. De uma forma genérica dizemos que "geo", significa Terra e, "grafia", descrição, ou seja, descrição da Terra. Ela estuda todos os elementos contidos na superfície do planeta, como: atmosfera, hidrosfera e litosfera, que compõem a biosfera ou esfera da vida (onde a vida se desenvolve), além da interação desses com os seres vivos.

O estudo da Geografia, em sua fase inicial focalizava somente os elementos naturais da paisagem. Mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais, referentes à ação do homem sobre o espaço natural foram estabelecidas. A partir desse momento, teve início também, o estudo sistemático das sociedades, tais como, a forma de organização econômica e social, a distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza, que são úteis para as atividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana, como: clima, relevo, vegetação, hidrografia, entre outros.
A Geografia moderna tem como precursor Humboldt que se baseava no empirismo. Posteriormente surgiram diversos outros pensadores que agregaram conhecimentos e conceitos distintos que serviram para o enriquecimento da ciência geográfica.

Principais áreas da Geografia

Geografia Física - Focaliza-se no estudo das características naturais, como: clima, vegetação, hidrografia, relevo, atmosfera, etc...

Geografia Humana - Tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades, como: crescimento demográfico, alfabetização, migração, uso da terra, etc...

Geografia Econômico - Estuda os fenômenos relacionados com produção e troca, tais como: localização e distribuição de matéria-prima, fontes de energia e outros recursos naturais.

Geografia Política - Estudo das relações do poder político e seus resultados, tais como: posse da terra, limites e fronteiras, entre outros temas.

Cartografia - Elaboração e interpretação de mapas.

Climatologia - Climas, temperaturas e fenômenos climáticos (secas, furacões, tempestades,...)

Hidrografia - Estuda os recursos hídricos (mares, rios, lagos e oceanos).

Geomorfologia - Estuda as formas da superfície terrestre.

Biogeografia ou Geografia Biológica - Estuda a vida vegetal e animal nas suas relações com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário