quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

B


Babaçu - A palmeira do babaçu (Orbyania martiana) é encontrada na mata dos Cocais, principalmente nos estados do Maranhão e do Piauí, espalhando-se até o norte do atual estado de Tocantins. Chega a atingir 20 metros de altura e dá de dois a seis cachos de coquilhos, dentro dos quais encontramos amêndoas. Estados do Maranhão e de Tocantins. Ver carnaúba.

Balança comercial - Saldo das exportações (vendas de mercadorias para outros países) e as importações (compra de mercadorias de outros países).

Balança de pagamentos -  de um país é a soma da sua balança comercial com a balança de serviços.

Balança de serviços - corresponde a um comércio em que não circulam produtos concretos, e sim itens que envolvem compromissos de peso para a economia. Um deles é o pagamento do serviço da dívida contraída pelos países subdesenvolvidos, que inclui o pagamento dos juros e de parcelas do empréstimo realizado. Outro é o pagamento pelo uso de tecnologia: quando se depende de uma técnica patenteada no exterior para produzir algo, paga-se por ela.

Basalto - rocha ígnea de origem vulcânica; da qual se originou a "terra roxa".

Bauxita - minério do qual se extrai o alumínio metálico.

Batimetria - relativo à medições de profundidade; abaixo do nível do mar.

Benelux (Bélgica, Países Baixos — Netherlands — e Luxemburgo), com sede em Bruxelas, na Bélgica. Essa organização começou a ser instituída em 1944, mesmo antes da capitulação final da Alemanha. Sua pretensão era ampliar as relações comerciais entre os países membros por meio de reduções das tarifas alfandegárias.

Big Stick - em 1901, com a morte de McKinley, o vice-presidente Theodore Roosevelt assumiu o poder. Seu governo foi marcado pela política do Big Stick,associada aos atos de força e intervenções em vários pontos da América Latina.

Biomassa - que abrange, entre outras matérias orgânicas, a lenha, o carvão vegetal, o álcool e o bagaço de cana.

BIRD - (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) divisão do Banco Mundial destinada a colaborar um país que atravessa uma situação atípica (guerra, catástrofe natural...)

Bitolas – largura entre os trilhos de trem.

BNDES -  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Bufalino – rebanho de búfalos; finalidade: carne, leite, couro, tração, grande capacidade de deslocamento de carga. Sm. Bubalino.

Braspetro – atual Petrobras Internacional; empresa controlada pela Petrobras s/a para atuar fora do Brasil.

Bretton Woods  – 1944 – conferência pela qual ficou estabelecido que o dólar passaria a ser a principal moeda de reserva mundial, abandonando-se o padrão-ouro. Idealização do FMI e Banco Mundial.

BRICS - O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul (em inglês South Africa). Desta forma, o termo passou a ser BRICS.
Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.



Voltar para o GLOSSÁRIO

Fonte: http://correa.blog.lemonde.fr/category/glossario-de-geografia/
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bric.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário