quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

F


Falésia - "Termo usado indistintamente para designar as formas de relevo litorâneo abruptas ou escarpadas ou, ainda, desnivelamento de igual aspecto no interior do continente. Deve-se, no entanto, reservá-lo, exclusivamente, para definir tipo de costa no qual o relevo aparece com fortes abruptos" . (Guerra, 1978). (18)

Fator de emissão - "Quantidade média de um poluente lançado na atmosfera inter-relacionado a uma quantidade de um determinado material processado". (Braile, 1992). (18)

Fator de risco - "Expressão que designa, em epidemiologia, a probabilidade de ocorrência de doença ou agravo, dependente da freqüência de exposição ao fator determinante". (Forattini, 1992). (18)

Favelas - Área predominantemente habitacional, caracterizada por ocupação da terra por população de baixa renda, precariedade da infra-estrutura urbana e de serviços públicos, vias estreitas e de alinhamento irregular, lotes de forma e tamanho irregular e construções não licenciadas, em desconformidade com os padrões legais.

Fecundidade – Refere - se a relação entre nascimentos vivos e mulheres em idade reprodutiva. (CARVALHO, 1998). (35)

Fertilidade (Geog. Humana) - Diz respeito ao potencial reprodutivo das mulheres, enquanto a fecundidade é o resultado concreto da capacidade reprodutiva. (CARVALHO, 1998).(35)

Fertilidade do solo - "Capacidade de produção do solo devido à disponibilidade equilibrada de elementos químicos como potássio, nitrogênio, sódio, ferro, magnésio e a conjunção de alguns fatores como água, luz, ar, temperatura e da estrutura física da terra". (ACIESP, 1980). (18)

Fertilizante - Substância natural ou artificial que contém elementos químicos e propriedades físicas que aumentam o crescimento e a produtividade das plantas, melhorando a natural fertilidade do solo ou devolvendo os elementos retirados do solo pela erosão ou por culturas anteriores. (FEEMA, 1990). (18)

Filtração biológica - "Processo que consiste na utilização de um leito artificial de material grosseiro, tal como pedras britadas, escória de ferro, ardósia, tubos, placas finas ou material plástico, sobre os quais as águas residuárias são distribuídas, constituindo filmes, dando a oportunidade para a formação de limos (zoogléa) que floculam e oxidam a água residuária". (ABNT, 1973). (18)

Filtro biológico - "Leito de areia, cascalho, pedra britada, ou outro meio pelo qual a água residuária sofre infiltração biológica". (ACIESP, 1980). (18)

Fisiografia - "Estudo das formas físicas da Terra, de suas causas e das relações entre elas". (Diccionario de la Naturaleza, 1987). (18)

Flare - "Equipamento utilizado em refinarias de petróleo, operações de tratamento térmico, instalações de gás liquefeito de petróleo etc. para queimar misturas ricas em gases combustíveis. O Fler (sic) é diferenciado do pós-queimador por necessitar apenas de uma chama-piloto, dispensando qualquer outro combustível auxiliar". (Batalha, 1987).(18)
"Queimador utilizado nas refinarias de petróleo e instalações de GLP para queimar gases residuais". (Braile, 1992). (18)

Floração de algas, bloom de algas - "Proliferação de algas e/ou outras plantas aquáticas na superfície de lagos e lagoas. Os "blooms" são muitas vezes estimulados pelo enriquecimento de fósforo na água". (Braile, 1992). (18)
"Proliferação ou explosão sazonal da biomassa de fitoplâncton como conseqüência do enriquecimento de nutrientes em uma massa aquática, o que conduz, entre outros efeitos, a uma perda de transparência, à coloração e à presença de odor e sabor nas águas". (Diccionario de la Naturaleza, 1987). (18)

Floresta - Floresta Ombrófila Densa - Mata Atlântica - pouco alterada ou não alterada. Pode também representar uma floresta secundária tardia. (SMAC, 2001). (16)

Floresta alterada - Inclui diversas fitofisionomias associadas à alteração das florestas nativas, como raleamento por corte seletivo ou pequenas áreas de desmatamento, além de associadas às diversas fases sucessionais que seguem a supressão total ou parcial da floresta nativa. Inclui também os bananais que ocupam diversos trechos das encostas, principalmente no Maciço da Pedra Branca, que não puderam ser separados das florestas nativas de forma segura, devido à semelhança das assinaturas espectrais e interposição espacial entre os dois alvos. (SMAC, 2001). (16)

Floresta Ciliar, Mata Ciliar, Mata de Galeria - "Floresta mesofítica de qualquer grau de caducidade, que orla um dos lados de um curso d'água, em uma região onde a vegetação de interflúvio não é mata, mas arvoredo, escrube, savana ou campo limpo". (ACIESP, 1980). (18)

Floresta estacional - "Floresta que sofre ação climática desfavorável, seca ou fria, com perda de folhas". (Resolução nº 12, de 4.05.94, do CONAMA). (18)

Floresta primária - Floresta que nunca foi derrubada em grandes extensões pela ação do homem. (IDS, 2000). (6)

Floresta secundária - Floresta resultante da recomposição natural de grandes áreas florestadas que foram desmatadas pela ação do homem. (IDS, 2000). (6)

Floresta, mata - Ecossistemas complexos, nos quais as árvores são a forma vegetal predominante que protege o solo contra o impacto direto do sol, dos ventos e das precipitações. A maioria dos autores apresentam matas e florestas como sinônimos, embora alguns atribuam à floresta maior extensão que às matas. (FEEMA, 1990). (18)
"Vegetação de árvores com altura geralmente maior que sete metros, com dossel fechado ou mais ralo, aberto; às vezes (mata) significa um trecho menos extenso que floresta, e mais luxuriante (densa ou alta) do que arvoredo". (Goodland, 1975). (18)

Fluoretação - "Adição de flúor (à água) sob forma de fluoretos para prevenir a cárie dentária, à razão de 0,5 a 1 mg/l de flúor". (Lemaire & Lemaire, 1975). (18)

Fluxo energético - "E a circulação, entrada e saída de nutrientes do ecossistema que são afetados pelo comportamento animal, especialmente alimentar e reprodutivo". (Negret, 1982). (18)
"Quantidade de energia que é acumulada ou passa através dos componentes de um ecossistema, em um determinado intervalo de tempo". (ACIESP, 1980). (18)

Fonte - "Ponto no solo ou numa rocha de onde a água flui naturalmente para a superfície do terreno ou para uma massa de água". (DNAEE, 1976). (18)
 “A fonte é um manancial de água, que resulta da infiltração das águas nas camadas permeáveis, havendo diversos tipos como: artesianas, termais etc". (Guerra, 1978). (18)

Fonte poluidora - Ponto ou lugar de emissão de poluentes. (FEEMA, 1990). (18)

Fonte pontuais (água) - "Aquelas que vertem massa d'água através de um foco muito localizado, por exemplo, um cano". (Diccionario de la Naturaleza, 1987). (18)

Fontes difusas (água) - "São fontes não pontuais; aquelas que vertem água de forma difusa difícil de delimitar geograficamente, estando a carga poluidora que aportam aos corpos d'água relacionadas a certos acontecimentos climáticos (precipitação, tempestades) incontroláveis pelo homem". (Diccionario de la Naturaleza, 1987). (18)

Fontes Fixas (ar) - "Emissores fixos de poluição do ar, como as chaminés". The World Bank, 1978 (18)

Fontes móveis (ar) - "Fontes de poluição do ar que se deslocam, como, por exemplo, os veículos automotores". (The World Bank, 1978). (18)

Formação bruta de capital fixo - Acréscimos ao estoque de bens duráveis destinados ao uso das unidades produtivas, realizados em cada ano,visando ao aumento da capacidade produtiva do país. (Sistema de Contas Nacionais). (6)

Formação vegetal - "Denominação genérica dada ao tipo de cobertura vegetal que, ocupando determinada região geográfica, empresta-lhe fisionomia de suas espécies dominantes. No caso de ocupar extensa área geográfica, caracteriza o bioma". (Forattini, 1992). (18)

Fossa negra - "É uma fossa séptica, uma escavação sem revestimento interno onde os dejetos caem no terreno, parte se infiltrando e parte sendo decomposta na superfície de fundo. Não existe nenhum deflúvio. São dispositivos perigosos que só devem ser empregados em último caso". (Carvalho, 1981). (18)

Fossa seca - "São escavações, cujas paredes são revestidas de tábuas não aparelhadas com o fundo em terreno natural e cobertas na altura do piso por uma laje onde é instalado um vaso sanitário". (Carvalho, 1981). (18)

Fossa séptica - "Unidade de sedimentação e digestão de fluxo horizontal e funcionamento contínuo, destinado ao tratamento primário dos esgotos sanitários". (Decreto nº 533, de 16.01.76). (18)
Câmara subterrânea de cimento ou alvenaria, onde são acumulados os esgotos de um ou vários prédios e onde os mesmos são digeridos por bactérias aeróbias e anaeróbias. Processada essa digestão, resulta o líquido efluente que deve ser dirigido a uma rede ou sumidouro. (FEEMA, 1990). (18)

Fotograma - Qualquer fotografia obtida por uma câmera fotogramétrica. (Fator Gis). (7)

Fotogrametria - Arte, ciência e tecnologia de obter informações confiáveis sobre objetos físicos e do meio através do uso de fotografias ou qualquer outro tipo de registro da energia eletromagnética. (Fator Gis). (32)

Fotossíntese - "É o processo pelo qual a energia proveniente do sol é usada para formar as ligações de energia química que mantêm juntas as moléculas orgânicas. As matérias-primas inorgânicas usadas na fotossíntese são CO2 e água. O oxigênio que é liberado na atmosfera é um dos seus produtos finais mais importantes". (Ehrlich & Ehrlich, 1974).
"Síntese de materiais orgânicos a partir de água e gás carbônico, quando a fonte de energia é a luz, cuja utilização é medida pela clorofila". (Ferri et alii, 1981).

Foz - "Boca de descarga de um rio. Este desaguamento pode ser feito num lago, numa lagoa, no mar ou mesmo num outro rio. A forma da foz pode ser classificada em dois tipos: estuário e delta". (Guerra, 1978). (18)
 “Ponto mais baixo no limite de um sistema de drenagem (desembocadura). 2. Extremidade onde o rio descarrega suas águas no mar" . (DNAEE, 1976). (18)

Fragilidade ambiental - "Por fragilidade ou vulnerabilidade do meio ambiente se entende o grau de suscetibilidade ao dano, ante à incidência de determinadas ações. Pode definir-se também como o inverso da capacidade de absorção de possíveis alterações sem que haja perda de qualidade". (Diccionario de la Naturaleza, 1987). (18)
O conceito de fragilidade ambiental diz respeito à suscetibilidade do meio ambiente a qualquer tipo de dano, inclusive à poluição. Daí a definição de ecossistemas ou áreas frágeis como aqueles que, por suas características, são particularmente sensíveis aos impactos ambientais adversos, de baixa resiliência e pouca capacidade de recuperação. Por exemplo, são ambientalmente frágeis os lagos, as lagunas, as encostas de forte declividade, as restingas, os manguezais. (FEEMA, 1990).(18)

Fundo Estadual de Controle Ambiental (FECAM) - A Lei nº 1.060, de 10.11.86 instituiu o FECAM, fundo destinado a atender as necessidades financeiras dos projetos e programas elaborados em apoio ou para a execução da Política Estadual de Controle Ambiental, constituído por recursos oriundos de: 10% das indenizações previstas na legislação federal por empresas públicas que exploram recursos no estado; multas e indenizações referentes a infrações à legislação ambiental; taxas ou contribuições pela utilização de recursos ambientais; dotações e créditos orçamentários; empréstimos, doações e outros repasses diversos. (FEEMA, 1990).(18)

Fundo Nacional de Meio Ambiente - Fundo criado pela Lei nº 7.797, de 10.07.89, e regulamentado pelo Decreto nº 98.161, de 21.09.89, para o desenvolvimento de projetos ambientais nas áreas de Unidades de Conservação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, educação ambiental, manejo florestal, controle ambiental, desenvolvimento institucional e aproveitamento sustentável da flora e da fauna. Seus recursos provêm de dotações orçamentárias, doações de pessoas físicas e jurídicas, além e de outros que lhe venham a ser destinados por lei. (FEEMA, 1990).(18)

Fungicida - "Que mata os fungos e seus esporos...". (Lemaire & Lemaire, 1975). (18)
"Substância letal para fungos". (FEEMA/PRONOL DG 1017). (18)

Voltar para o GLOSSÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário