quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

C


Cabotagem – transporte de mercadorias feito beirando a costa.

Caboclo - filho de pais das etnias indígena e branca.

Caducifólia – Floresta decídua também conhecida como floresta caduca, devido ao fato de suas árvores perderem as folhas durante o outono e o inverno, determinando a presença de muita matéria orgânica no solo, o que o torna ácido (podzol) e dificulta a ocupação agrícola. Estende-se por toda a área de clima temperado continental e oceânico e nas encostas das montanhas mais elevadas.

Cafuzo - filho de pais das etnias indígena e negra.

Capital regional — cidade que exerce influência sobre vários centros regionais, polarizados em torno  dela. Em geral, seus limites não ultrapassam as fronteiras estaduais. Exemplos: Blumenau (”a capital do  vale do Itajaí”), Londrina (”a capital do norte do Paraná”), Uberaba e Uberlândia (”as capitais do  Triângulo Mineiro”).

Carajás - Projeto grande Carajás – um dos mais ambiciosos projetos desenvolvimentistas dos governos militares na década de 1970: o Grande Carajás, que previa a implantação de vários setores produtivos, incluindo, além da exploração mineral, a industrial, agrícola e a florestal.

Carnaúba (Copernicia cerifera) “árvore da providência”, é uma palmácea que atinge, em média, 20 metros de altura e aparece em grandes concentrações nos vales mais úmidos do interior nordestino, principalmente nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Carta – é um mapa com escala grande, ou seja, mostra detalhes do local representado. É ideal para mostrar locais pequenos, geralmente partes de uma região ou cidade.

Cartel – É formado por grupos de empresas independentes que produzem produtos semelhantes e fazem um acordo para dominar o mercado.
Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartéis começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seu apogeu no período entre as guerras mundiais. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

Carvão mineral - combustível fóssil originado do soterramento de antigas florestas, emambiente com pouco oxigênio, particularmente no período Paleozóico (permocarbonífero).

Cassiterita - minério do qual se extrai o estanho.

CECA - Comunidade Européia do Carvão e do Aço, 1952 com sede em Luxemburgo, que depois incorporaria a Dinamarca e o Reino Unido. Tinham como objetivo manter um mercado comum(livre de barreiras alfandegárias) para carvão, minério de ferro, coque, gusa e aço, além de formalizar um cartel para controlar os preços e as taxas de transporte desses produtos.

CEE – Comunidade Econômica Européia, criada em 1957, (Tratado de Roma) deu origem ao Mercado Comum Europeu (MCE), com sede em Bruxelas. Atual união Européia.

CEI – Comunidade dos Estados Independentes; organização que se formou após desmantelamento da URSS e buscava a cooperação entre o países membros.

Centro regional — cidade que comanda um pequeno número de outras localizadas à sua volta, mas não  consegue que sua influência invada a área de um outro centro regional. Exemplos: Ponta Grossa (PR), Ilhéus (BA), Marabá (PA) e Itumbiara (GO).

Centros regionais nacionais - são as cidades que mantêm fortes vínculos com grande parte do país, polarizando as áreas à sua volta.

Centro submetropolitano — cidade com acentuado poder de polarização, que sobrepõe sua influência à  de algumas capitais regionais, porém sem dispor de independência em relação à metrópole regional de sua  área. Exemplos: Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC) e Cuiabá (MT).

Centros sub-regionais - são as cidades que exercem domínio sobre uma pequena área do país.

Cidade - aglomerado humano concentrado, com atividades econômicas não-agrícolas, que se apresenta mais ou menos organizado em ruas, com serviço de transportes, limpeza pública, luz, água, esgoto, além das atividades de saúde, educação, lazer, etc. ver município. Uma cidade pode ser classificada como: • natural ou espontânea — surgiu, cresceu e expandiu-se sem nenhum plano prévio de urbanização, caracterizando-se por ter ruas estreitas e tortuosas, além de graves problemas de locomoção. Exemplos: São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil). • artificial ou planejada — construiu-se segundo um plano previamente elaborado, portanto apresenta certa ordenação interna e uma distribuição racional das atividades por setores (administrativo, comercial, residencial). Embora quase sempre o planejamento inicial seja atropelado pelo crescimento populacional, mais acelerado que o previsto, certas marcas de origem permanecem. Exemplos: no Brasil, Teresina (1851), Aracaju (1858), Belo Horizonte (1898), Goiânia (1937), Brasília (1960) e Palmas (1990); no exterior, Camberra, capital da Austrália.

Cidade global - para o qual o número de habitantes que a cidade possui deixou de ser o fator mais importante. Valoriza-se agora a capacidade de se relacionar com os grandes centros mundiais de poder econômico-político. São cidades que formam uma rede de pontos estratégicos usada para a administração dos interesses dos grandes grupos financeiros, industriais e comerciais do mundo. É a partir dessas cidades da era da globalização que são irradiadas as inovações tecnológicas e emitidas as ordens que comandam as empresas transnacionais que dominam o planeta. ou ver metrópole mundial.

Círculo de fogo - bordas do oceano Pacífico onde predominam terrenos de formação recente, geologicamente instáveis, sujeitos a terremotos e vulcanismo.

Chico Mendes - tornou-se um emblema da luta pela preservação da mata equatorial. Quando foi assassinado, em 22 de dezembro de 1988, já contava com o reconhecimento de diversas instituições internacionais de defesa do meio ambiente; no Brasil, era praticamente desconhecido.

Chuva ácida - O vapor d’água, que tem pH 7, ao combinar-se na atmosfera com resíduos resultantes da queima de combustíveis fósseis — como os óxidos de nitrogênio e de enxofre —, dá origem aos ácidos  nítrico e sulfúrico, que causam as chuvas ácidas, precipitações de água com pH em torno de 5 e 6.

Combinats - (ex-URSS) conjuntos de indústrias interdependentes que se complementam,combinando a produção de bens de base e consumo.

Comecom - Conselho para Assistência Econômica Mútua (CAEM). Seus membros eram União Soviética, República Democrática Alemã, Bulgária, Hungria, Polônia e Tchecoslováquia. A principal função desse conselho era organizar o comércio entre os países socialistas e direcionar os investimentos soviéticos.

Conferência de Bretton Woods – (em 1944), pela qual ficou estabelecido que o dólar passaria a ser a principal moeda de reserva mundial, abandonando-se o padrão-ouro. A montagem do sistema financeiro internacional, formado por um conjunto de normas, práticas e instituições que realizam ou recebem pagamentos das transações que são feitas fora das fronteiras nacionais, teve início em julho de 1944, num hotel chamado Bretton Woods, localizado na cidade norte-americana de Littleton (New Hampshire), onde 44 países assinaram um acordo para organizar o sistema monetário internacional. Esse sistema envolve as relações de dezenas de moedas, sendo vital para o fechamento das balanças comerciais e de pagamentos dos países do mundo. São três as funções do sistema: provisão de moeda internacional, as chamadas reservas; financiamento dos desequilíbrios formados pelo fechamento dos pagamentos entre os países; e ajuste das taxas cambiais.


Conglomerado - Em economia, conglomerado é uma forma de oligopólio na qual várias empresas que atuam em setor uma holding. Um exemplo são as grandes corporações que dominam desde a extração da matéria-prima como o transporte de seu produto já industrializado, ou seja, um truste.
Um exemplo de conglomerado é a empresa Mitsubishi, que fabrica desde carros até canetas, ou a LG Group, que fabrica de celulares, notebooks e televisores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos.
Muitos trustes, constituídos no final do século XIX e inicio do século XX, transformaram-se em conglomerados. Resultantes de um amplo processo de concentração e centralização de capitais de uma crescente ampliação e diversificação dos negócios, com o intuito de dominar a oferta de determinados produtos no mercado, os conglomerados, também chamados de grupos ou corporações, são o exemplo mais bem acabado de empresas do capitalismo monopolista.

Coníferas – conhecida como taiga (designação russa). É composta principalmente por pinheiros, embora surjam também bétulas e faias. É bastante explorada pela Rússia, Finlândia e Suécia, países que estão entre os maiores produtores mundiais de madeira. Nas áreas de sua ocorrência surge um solo chamado podzol, formado pela lenta decomposição das agulhas que caem das coníferas, desenvolvendo abundante matéria orgânica. O material fértil é empurrado para baixo pela infiltração da água, criando um solo fino, ácido e acinzentado. No  Brasil: Araucária.

Conurbação - aglomerações urbanas abrangendo dois ou mais municípios administrativamente distintos que, pelo aumento populacional, tendem a constituir uma única unidade de fluxos de bens, serviços e pessoas, podendo até mesmo apresentar uma paisagem urbanizada contínua (fato característico das metrópoles brasileiras).

Corredores de exportação - O escoamento da produção nacional para o exterior depende da existência de áreas dotadas de condições satisfatórias de transporte, armazenamento e sistema portuário.

Corrente do Golfo (Gulf Stream) – É uma corrente quente, originária do golfo do México, que atua no noroeste do continente, evitando o congelamento do litoral, amenizando os rigores da temperatura e elevando a umidade do ar. Acima das ilhas Britânicas, essa corrente passa a se chamar Deriva Norte-Atlântica.

Crescimento natural ou crescimento vegetativo – taxa de natalidade menos a taxa de mortalidade.

Crônico – aquilo que está enraizado; constante.

Crosta terrestre - espessura: variação média de 40 km a 70 km densidade média: 2,8 g/cm3 composição básica: basalto (substrato dos oceanos) e granito (porção continental).

Voltar para o GLOSSÁRIO

Fonte:
http://correa.blog.lemonde.fr/category/glossario-de-geografia/ 
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071021115316AAoI0re 
http://cursinhopoliusp.blogspot.com.br/2009/08/carteis-truste-holdings.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conglomerado_%28economia%29



Nenhum comentário:

Postar um comentário