quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

E


Eclusas – é uma obra da engenharia hidráulica através da qual é possível transportar barcos por canais com diferenças de altitude (para cima ou para baixo) através de um sistema de comportas.
Eclusa é o nome dado a cada uma das comportas que funcionam como se fossem elevadores de água que fazem os navios subirem e descerem. O sistema é relativamente simples e funciona com o auxílio da gravidade: suponhamos que um navio vá fazer o trajeto de descida por uma eclusa, a primeira porta da eclusa se abre permitindo que o navio entre (a eclusa é como uma caixa sem a tampa que se abre e fecha por duas das laterais, a da frente e a de trás), assim que o navio entra, ela é fechada novamente e a água é retirada até que atinja o mesmo nível do corpo d’água a jusante da eclusa; quando atinge o mesmo nível, a segunda porta se abre e o navio pode sair.

Efeito estufa - aquecimento excessivo do planeta, denominado efeito estufa, decorre do aumento da quantidade de determinados gases na atmosfera. Entre esses gases, que se caracterizam por reterem mais  calor, aqueles cuja incidência mais cresceu nos últimos 100 anos foram: dióxido de carbono, metano.

Embargo – bloqueio; por exemplo: embargo econômico; bloqueio econômico.

Emersas – terras emersas; terras acima do nível do mar.

Escala cartográfica - uma relação matemática entre as dimensões reais e as dimensões expressas no papel/mapa.

Escala geológica - dividida em eras, as quais se subdividem em períodos, de acordo com as ocorrências marcantes na formação e na transformação da crosta terrestre.

Escala gráfica – exprime, através de um desenho semelhante a uma régua, a relação entre o mapa e o mundo real que ele representa. A vantagem dessa forma de escala está em sua fácil e imediata leitura, permitindo a determinação da distância por comparação.

Escala numérica – normalmente é expressa por uma fração cujo numerador é a medida no mapa (sempre 1 centímetro) e o denominador, a medida correspondente no terreno, sempre na mesma unidade  (geralmente centímetros). Assim, numa escala 1/300.000, por exemplo, qualquer medida linear no mapaé 300.000 vezes maior no terreno.

Estepe – é uma vegetação predominantemente herbácea, bem adaptada às secas prolongadas. Recobre, descontinuamente, as regiões próximas aos mares Negro e Cáspio. Está associada à presença de um solo bastante fértil chamado tchernoziom, de coloração negra, rico em húmus e pouco espesso. É formado por decomposições sucessivas e anuais das herbáceas por milhares de anos.

Estrutura etária – população - para efeito de análise, costuma ser dividida em três grupos de idade: jovens (de 0 a 19 anos), adultos (de 20 a 59 anos) e idosos (de 60 anos em diante).

Estrutura fundiária – referente a forma como se distribuem/dividem as propriedades rurais.
Denomina-se estrutura fundiária a forma como as propriedades agrárias de uma área ou país estão organizadas, isto é, seu número, tamanho e distribuição social. Um dos grandes problema agrários do Brasil é a sua estrutura fundiária: de um lado, um pequeno número de grandes proprietários de terras - os latifundiários -, que monopolizam a maior parte das propriedades rurais; no outro extremo, milhões de pequenos proprietários que possuem uma área extremamente pequena - os minifúndios.

Etanol - O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.
É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis.
Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH.

Expectativa (ou esperança) de vida – forma correta: “expectativa de vida ao nascer”. Média esperada da idade com que as pessoas que estão nascendo naquele momento irão morrer.

Êxodo rural - a transferência de população do campo para as cidades.


Voltar para o GLOSSÁRIO

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário