quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

D


Decíduo – aquilo que não é permanente; folhas decíduas. Também denominada de vegetação caduca; caducifólia.

Déficit - Quando, o valor das exportações é inferior ao das importações, a balança comercial fica negativa, isto é em déficit.

Densidade demográfica – ver população absoluta.

Depressão – geologia - é uma superfície mais plana, com inclinação suave e altitudes entre 100 e 500 metros, resultante de prolongado processo erosivo, sobre rochas cristalinas ou sedimentares.

Deriva continental - o movimento das placas tectônicas.

Deriva Norte-Atlântica – ver Corrente do Golfo (Gulf Stream)
Desemprego estrutural - É uma forma particularmente grave e generalizada de desemprego que ocorre pelo desequilíbrio entre a oferta e a procura de competências de trabalho numa dada economia. É causado pelo facto da força de trabalho disponível não possuir as competências que as organizações procuram. Uma vez que as pessoas desempregadas necessitam dispender tempo e esforço para se ajustarem às necessidades do mercado de trabalho, o desemprego estrutural pode manter-se durante um período longo de tempo.
Por exemplo, se uma determinada indústria adoptou novas tecnologias nos seus processos de fabrico, substituindo processos manuais ou antiquados, pode acontecer que as competências dos trabalhadores se tornem obsoletas face aos novos processos e tecnologias. Nesse caso, provavelmente perderão os seus empregos e terão de se requalificar para poderem regressar ao mercado de trabalho.
Por vezes ocorre desemprego estrutural junto dos mais jovens e qualificados. Por razões relacionadas com a rigidez da legislação laboral e pelo facto de muitos jovens optarem pelas mesmas áreas de ensino, o acesso ao mercado de trabalho torna-se difícil.

Desenvolvimento sustentável – modelo de desenvolvimento e geração de riquezas a partir de um certo ecossistema que não comprometa as gerações futuras.

Dióxido de carbono - (ou gás carbônico) — devido principalmente à utilização de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo (as mais importantes fontes de energia industrial dos séculos XIX e XX, respectivamente), e em menor escala às queimadas em áreas florestais, que, além de liberarem CO2,  contribuem para a devastação da  flora — e com menos plantas há menos absorção desse gás pelo  processo da fotossíntese.

DIT - Divisão internacional do trabalho.

Divisores de águas - as bacias hidrográficas são separadas umas das outras pelas linhas de maior altitude do relevo.

Doutrina Monroe - como ficou conhecida a política externa do presidente norte-americano James Monroe (1817 a 1825), deixava claro que a partir daquele momento os Estados Unidos consideravam o continente americano sua área da influência geopolítica e que não aceitariam a ingerência estrangeira, em especial a européia, nessa área.

DNER – criado em 1937 foi por muito tempo o órgão responsável pela execução da política nacional dos transportes rodoviários. Nos estados, o papel do DNER é desempenhado pelos Departamentos de Estradas de Rodagem (DERs), vinculados às Secretarias Estaduais de Transportes. No estado de São Paulo, além do DER, existe também a empresa estatal de Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa). Atualmente este papel e desempenhado pela DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral.

DNOCS - Departamento Nacional de Obras contra a Seca; Nordeste.

Dúctil - flexível; elástico; que se pode reduzir a fios, estirar, distender, sem se romper.

Voltar para o GLOSSÁRIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário