quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Espaço Geográfico

Ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações econômicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem e pode ser definido como sendo o palco das realizações humanas, nas quais estão as relações entre os homens e destes com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como, relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.
O espaço geográfico em sua etapa inicial apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes, como rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles. O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico.
O objeto de estudo da Geografia é o espaço. Nele se desenrolam as relações socioeconômicas e políticas das sociedades humanas, bem como, a dinâmica da natureza, sem a intervenção do homem ou transformada por ele.

Categorias geográficas
Categoria geográfica é o nome que se dá às diferentes divisões do espaço geográfico.
O espaço geográfico está dividido em quatro categorias: paisagem, lugar, região e território.

Paisagem
Paisagem é o resultado da combinação dos elementos físicos, biológicos e humanos que constituem sua unidade orgânica e se encontram estreitamente relacionados.
No desenvolvimento de suas atividades econômicas, o homem modifica o ambiente em que vive: corta ou planta árvores, ara terras, constrói edifícios e caminhos, perfura montanhas para abrir túneis ou minas, lança resíduos orgânicos ou industriais na atmosfera, nos rios e no mar, canaliza as águas superficiais, etc... O resultado de tudo isso é a paisagem geográfica, síntese dos elementos naturais e da ação transformadora dos seres humanos.
A paisagem é definida como tudo que podemos perceber por meio de nossos sentidos (audição, visão, olfato e tato).
Para facilitar essa percepção, a paisagem pode ser dividida em natural e cultural.
Paisagem natural – A paisagem natural é tudo aquilo que vem de origem da natureza, sem a ação modificadora do homem.
Paisagem cultural – É a paisagem humanizada, aquela que tem resultados e transformações da intervenção humana (ação antrópica).
As paisagens culturais podem ser divididas em paisagem rural e paisagem urbana. A primeira é formada pela atividade agropecuária, como lavouras de uma infinidade de culturas, hortaliças, frutas, além da criação de bovinos (corte e leite), aves e suínos. Esses elementos fazem parte da realidade de propriedades rurais como, fazendas, chácaras e sítios. A segunda é constituída por elementos urbanos como ruas, avenidas, praças, viadutos e prédios que se encontram habitados por pessoas que realizam suas atividades nesse espaço.

Lugar
Lugar ou local, de forma geral, é uma porção de um espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada espacial percebida e definida pelo homem, através de seus sentidos.
Lugar é uma parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.

Região
Região é a divisão do espaço geográfico. O conceito de região está correlacionado com continuidade e contiguidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes.

Território
Território é uma parte do espaço geográfico organizada em termos culturais ou sociais. Geralmente um território é delimitado por fronteiras, onde há o exercício do poder.
Um país é um território, assim como um estado, uma cidade, ou até mesmo uma empresa, pois esta possui muros, segurança e outros aspectos característicos de um território.
A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. Há vários sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da ideia de apropriação de uma parcela geográfica por um indivíduo ou uma coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário