RESPOSTAS
DAS ATIVIDADES DAS UNIDADES 4 E 5 DO 2º VOLUME DO POSITIVO
UNIDADE 4
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Discuta
estas questões com seus colegas:
a) De que
fala o texto? Explique
Fala
sobre o lixo para mostrar as consequências do seu acúmulo sem
tratamento.
b) Na sua
casa se produz muito lixo?
Resposta
pessoal
c) Como é
feita a coleta de lixo na sua rua? Quantas vezes por semana?
Resposta
pessoal
d) Para
onde o lixo é levado?
O lixo
é levado para a Secretaria de Obras, onde é acondicionado e feito o
transbordo para o município de Candiota.
e) Seu
município faz coleta seletiva do lixo:
Sim,
por meio da Cooperativa dos Catadores – COADESP.
f) O que
é um aterro sanitário? Pesquise e anote em seu caderno.
É um
local onde o lixo é confinado sem causar maiores danos ao meio
ambiente. O lixo é comprimido por máquinas, que diminuem o seu
volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e
amassado sobre o solo (compactação), e posteriormente,, coberto por
uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede
a proliferação de insetos e roedores.
g) O que
devemos fazer para reduzir a produção de lixo?
Resposta
pessoal.
PÁGINA
36 DO 2º VOLUME DO POSITIVO
a) Qual
das classes apresentadas no gráfico consome mais energia?
A
classe industrial.
b) Quais
medidas podemos tomar para diminuirmos o consumo de energia?
Para
se economizar energia, pequenos cuidados são necessários: reduzir o
tempo no banho, desligar a luz quanto não há ninguém no cômodo,
desligar a TV quando não estiver assistindo, etc...
PÁGINA
37
a) Será
que todos os trabalhadores têm condições de buscar uma
requalificação? Explique:
Nem
todos. As camadas mais pobres da sociedade passam por grandes
dificuldades, tanto por falta de dinheiro, quanto por falta de
escolaridade. Normalmente, são essas pessoas que também não têm
acesso à tecnologia, por isso, os governos devem investir em
educação e profissionalização da população.
b) Por
que razão nem todas as pessoas têm acesso à tecnologia?
Em
razão das diferenças de rendas. Quanto menor a renda, maior a
dificuldade de acesso à tecnologia.
c) Em quê
o governo deveria investir para atender a essa população
despreparada?
Principalmente
em educação formal e tecnológica.
REVISANDO
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1) O que
o crescimento das cidades e a atividade industrial têm em comum?
Explique:
À
medida que as indústrias se instalaram nas cidades, mais pessoas de
dentro e fora do país se sentem atraídos pela possibilidade de
emprego.
2) O que
é região metropolitana?
É uma
região densamente urbanizada, constituída por municípios que,
independente de sua vinculação administrativa, fazem parte de uma
mesma comunidade socioeconômica e cuja interdependência gera a
necessidade de coordenação e realização de funções públicas de
interesse comum.
3) O que
é hierarquia urbana?
A
hierarquia urbana, de acordo com o IBGE, está associada à
influência que exercem as cidades maiores sobre as menores. Essa
hierarquia está baseada na noção de rede urbana, isto é, num
conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas,
sociais e políticas entre si.
4) Por
que São Paulo é considerada uma metrópole nacional?
Porque,
pelos meios de comunicação, exerce controle sobre os principais
sistemas de comunicação que difundem as inovações por todo o
país.
5) A
infraestrutura de sua cidade é satisfatória? Justifique sua
resposta.
Não.
A rede de esgotos não atende toda a população e o sistema de
transporte coletivo não é eficiente e satisfatório.
6) Quais
são os problemas urbanos mais comuns em sua cidade? Troque ideias
com seus colegas e anote sua resposta em seu caderno.
A rede
de esgoto não atende toda a cidade, a linha transporte coletivo é
deficitária, falta calçamento em muitas ruas do conjunto urbano,
etc.
7) Qual
relação pode ser estabelecida entre desemprego estrutural e falta
de capacitação profissional?
Muitas
pessoas perdem seu emprego por não terem a capacitação técnica
necessária para continuar n função, principalmente em grandes
centros.
UNIDADE 5
- PÁGINA 38
a) Do que
trata a tirinha? Explique.
Trata
de um diálogo entre dois colegas (um deles é o Chico Bento) sobre
as atividade que seus pais têm no campo, no caso, a criação de
animais.
b) Que
espaço está sendo retratado na tirinha?
O
espaço rural.
c) As
roupas que Chico Bento e seu colega usam indicam o espaço a que eles
pertencem. A que espaço os personagens pertencem? Explique.
Chico
bento pertence ao campo e seu colega à zona urbana, apesar de seu
pai desenvolver atividade de criação de gado no campo.
d) A
tirinha faz referência a que tipo de atividade praticada na zona
rural?
A
pecuária.
PÁGINA
41
a) Em
quais estados brasileiros há maior concentração da atividade
agropecuária?
Há
áreas de maior concentração nos estados do RS, SC, PR, SP, MS, GO
e MG.
b) Quais
são os estados de menor ocupação agropecuária? Por que nesses
estados há pequena área agrícola?
AC,
AM, RR, AP e PA. Isto acontece, basicamente, pela presença da
Floresta Amazônica.
c) Em seu
estado, qual destas atividades predomina: agricultura ou pecuária?
Explique.
A área
rural do RS se encontra dividida entre agricultura e pecuária.
d) Quais
produtos agrícolas apresentam maior produtividade na sua unidade da
federação?
Soja,
trigo, milho e arroz.
CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 41
A que problema natural, relacionado à atividade agrícola, o trecho
está se referindo? Ele já ocorreu no Estado onde você mora? Que
medidas poderiam ser tomadas para minimizá-lo? Escreva as suas
conclusões em seu caderno.
O
problema é a seca. Já aconteceu no Rio Grande do Sul, provocando
perdas nas plantações. Como medidas para minimizar o problema das
secas podemos citar: - A companhamento da captação de água
subterrânea e abertura de poços artesianos; - Avaliação e
monitoramento das reservas hídricas superficiais e subterrâneas.
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a) Em qual Região do Brasil há maior produção de grãos?
Região
Sul.
b) E o Sudeste, em que posição se encontra?
A
Região Sudeste ocupa o terceiro lugar na produção de grãos.
c) E a Região a que pertence sua Unidade da Federação?
A
Região Sul é a maior produtora de grãos do país.
PÁGINA 51
a) Do que fala o texto? Explique.
Sobre
a agroindústria do cupuaçu. A trasformação do cupuaçu em
cupulate, além de outros produtos derivados dele.
b) A que outra fruta se assemelha o cupuaçu?
Ao
cacau.
c) A plataforma industrial desenvolvida pela Embrapa irá trazer
vantagens para a população que vive do cupuaçu. Explique.
Esta
plataforma irá transformar a matéria-prima em produtos para serem
comercializados com a indústria de cosméticos e de chocolate.
PÁGINA
52 DO 2º VOLUME DO POSITIVO
- Quais as diferenças entre a pecuária extensiva e intensiva?
Pecuária
extensiva é aquela em que o animal é criado solto, sua alimentação
é a pastagem natural e os cuidados com a saúde e higiene do animal
são restritos.
Pecuária
intensiva é aquela em que o animal é criado em espaços mais
restritos. O gado é confinado, com alimentação balanceada e
cuidados com saúde e higiene.
- Que tipos de produtos agropecuários a sua região produz? Qual é o destino dessa produção?
Resposta
pessoal
- Observe a imagem:
- Que problema climático relacionado à agricultura a imagem está mostrando?
A
seca.
- Esse problema é comum no Brasil? Que atitudes poderiam ser tomadas para minimizá-lo?
É
um problema que acontece periodicamente no país, sobretudo no
semiárido nordestino. Para minimizar esse problema, deve-se utilizar
a água com cautela e instalar açudes (reservatórios de água) para
serem utilizados no período de estiagem.
- Diferencie latifúndio de minifúndio:
Latifúndio
– grande propriedade rural, geralmente sua produção é destinada
à exportação.
Minifúndio
– pequena propriedade rural, voltada à subsistência e para
abastecer o mercado interno.
- A erosão traz grandes prejuízos à sociedade. Essa frase é falsa ou verdadeira? Explique:
Verdadeira,
pois a erosão provoca o empobrecimento do solo, portanto, a
diminuição da produtividade agrícola e pecuária.
- O que é agricultura orgânica? Quais as vantagens dela sobre a agricultura tradicional?
Agricultura
orgânica é aquela em comunhão com o ambiente. Não agride os
recursos naturais, pois aproveita o próprio ambiente para produzir.
As vantagens dela sobre a tradicional é que não utiliza agrotóxicos
nem produtos geneticamente modificados, que podem causar danos à
saúde.
- Se você fosse um produtor agrícola, que sistema agrícola usaria? Por quê?
- Como anda a saúde de sua família, em termos de alimentação? Não sabe? Quer saber? Então mãos à obra! Inicie essa descoberta trocando ideias com seus familiares. Para isso, faça as seguintes perguntas. Se preferir, pode criar outras:
- Quais são os produtos agrícolas mais utilizados na alimentação por sua família?
- Em geral, esses produtos são adquiridos em supermercados ou feiras livres?
- Os produtos agrícolas que sua família consome são orgânicos ou não?
- Quais as diferenças entre os produtos orgânicos e os não orgânicos? Explique:
Produtos
orgânicos são aqueles produzidos sem agredir o ambiente. Produtos
não orgânicos se utilizam de insumos agrícolas, pois o objetivo é
o lucro, por isso, nem sempre respeitam a natureza.
Traga
os dados que você coletou para a sala de aula, junte-se a seus
colegas e seu professor e construam um gráfico de pizza, com
os dados referentes ao consumo de produtos orgânicos e produtos não
orgânicos.
- A que conclusão você e sua turma chegaram?Resposta pessoal.
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