quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sugestão de perguntas para a entrevista com Agricultores


  1. Qual o tamanho da sua propriedade?
  2. Que produtos são cultivados?
  3. Além do cultivo existe outro tipo de atividade econômica associada?
  4. Qual é a produtividade de sua plantação (aproximada)?
  5. As sementes plantadas são melhoradas geneticamente?
  6. Sua plantação já sofreu efeitos negativos da natureza (granizo, estiagem, inundações)? Quais?
  7. As alterações climáticas estão afetando mais as lavouras nos últimos tempos?
  8. De que forma você trata o solo, com vistas a melhorar sua fertilidade?
  9. Já foi realizada alguma análise de fertilidade do solo?
  10. Você precisou desmatar alguma parte de suas terras para ampliar a área de cultivo ou pastagem (no caso da pecuária estar associada à agricultura)?
  11. Sua propriedade possui um recurso hídrico natural? Qual?
  12. Como é feita a irrigação da lavoura?
  13. Você utiliza alguma técnica de cultivo baseada na sustentabilidade?
  14. É muito difícil migrar da agricultura convencional para uma agricultura de base ecológica?
  15. Existe algum incentivo financeiro por parte do governo que privilegie os agricultores? Que tipo?
  16. Existe algum apoio governamental no sentido de orientar os proprietários na melhor forma de exploração de suas terras?
  17. As instituições financeiras (bancos) locais oferecem alguma vantagem aos agricultores?
  18. Os impostos sobre a propriedade variam de valor de acordo com o uso da terra?
  19. Quem compra sua produção?
  20. Como proprietário, você se sente ameaçado com a possibilidade de invasão e/ou desapropriação de suas terras?
  21. Atualmente, qual a maior dificuldade enfrentada pelos agricultores locais?
  22. Você tem muitos gastos com tecnologias e máquinas agrícolas?
  23. É possível estimar o número de funcionários permanentes que trabalham em seu estabelecimento? E o gasto com folha de pagamento?
  24. Utiliza mão de obra temporária na época da colheita? Quantos, aproximadamente?
  25. E o transporte da colheita, como é feito?
  26. A preparação do solo com o levantamento topográfico e de curvas de nível é feita por terceiros?

2 comentários:

  1. vlw precisava pra um trabalho de escola dai pesquisei na net esse foi o melhor site q eu achei

    ResponderExcluir
  2. caramba mano era exatamente oq eu precisava vlw..meu documentário agr vai ficar fera

    ResponderExcluir