quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sugestão de perguntas para a entrevista com Agricultores


  1. Qual o tamanho da sua propriedade?
  2. Que produtos são cultivados?
  3. Além do cultivo existe outro tipo de atividade econômica associada?
  4. Qual é a produtividade de sua plantação (aproximada)?
  5. As sementes plantadas são melhoradas geneticamente?
  6. Sua plantação já sofreu efeitos negativos da natureza (granizo, estiagem, inundações)? Quais?
  7. As alterações climáticas estão afetando mais as lavouras nos últimos tempos?
  8. De que forma você trata o solo, com vistas a melhorar sua fertilidade?
  9. Já foi realizada alguma análise de fertilidade do solo?
  10. Você precisou desmatar alguma parte de suas terras para ampliar a área de cultivo ou pastagem (no caso da pecuária estar associada à agricultura)?
  11. Sua propriedade possui um recurso hídrico natural? Qual?
  12. Como é feita a irrigação da lavoura?
  13. Você utiliza alguma técnica de cultivo baseada na sustentabilidade?
  14. É muito difícil migrar da agricultura convencional para uma agricultura de base ecológica?
  15. Existe algum incentivo financeiro por parte do governo que privilegie os agricultores? Que tipo?
  16. Existe algum apoio governamental no sentido de orientar os proprietários na melhor forma de exploração de suas terras?
  17. As instituições financeiras (bancos) locais oferecem alguma vantagem aos agricultores?
  18. Os impostos sobre a propriedade variam de valor de acordo com o uso da terra?
  19. Quem compra sua produção?
  20. Como proprietário, você se sente ameaçado com a possibilidade de invasão e/ou desapropriação de suas terras?
  21. Atualmente, qual a maior dificuldade enfrentada pelos agricultores locais?
  22. Você tem muitos gastos com tecnologias e máquinas agrícolas?
  23. É possível estimar o número de funcionários permanentes que trabalham em seu estabelecimento? E o gasto com folha de pagamento?
  24. Utiliza mão de obra temporária na época da colheita? Quantos, aproximadamente?
  25. E o transporte da colheita, como é feito?
  26. A preparação do solo com o levantamento topográfico e de curvas de nível é feita por terceiros?

terça-feira, 17 de abril de 2012

Litoral Brasileiro

Nova Ordem Mundial

CEI - Comunidade dos Estados Independentes

A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) foi criada em 1991, após a desagregação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Os países integrantes são: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Azerbaidjão e Turcomenistão (membro associado).
A sede da Comunidade dos Estados Independentes está localizada em Minsk, capital da Belarus. Sua estrutura administrativa contém dois conselhos, um formado pelos chefes de Estado e o outro formado pelos chefes de Governo, as reuniões ocorrem de três em três meses.
Bandeira da CEI
A CEI é mais do que um bloco, pois além de um sistema econômico, há também um sistema de defesa incorporado a ela. Difere da URSS pelo fato de cada país deter sua soberania.
As diferenças econômicas é o principal entrave para uma integração efetiva entre os países membros. A Federação Russa detém a hegemonia no grupo, isso ocorre em virtude de fatores como situação econômica, poderio militar, condição geopolítica mundial, etc.
A CEI foi criada com o intuito de ocupar o espaço deixado pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, pois os países apresentavam uma grande dependência dos laços gerados durante a URSS. No entanto, a tendência é que os países integrantes da CEI busquem a autonomia econômica, política e militar, diminuindo os laços com os outros países integrantes da Comunidade.
Atualmente, a CEI possui população aproximada de 273,7 milhões de habitantes, seu PIB é estimado em US$ 587,8 bilhões.

Repúblicas da União Soviética

Mapa da URSS




Repúblicas da URSS


República
1
Armênia
2
Azerbaijão
3
Bielorússia
4
Estônia
5
Geórgia
6
Cazaquistão
7
Quirguízia
8
Letônia
9
Lituânia
10
Moldávia
11
Rússia
12
Tadjiquistão
13
Turcomenistão
14
Ucrânia
15
Usbequistão
*
Transcaucásia
*
Carelo-Finlandesa

*        Não constam no Mapa


GABARITO - Produção Econômica do Espaço Rural Brasileiro - 2º Ano

Páginas 42 e 43 do Positivo (1º Bimestre)

1. Essa necessidade existe devido à concorrência acirrada no mercado nacional de alimentos. A melhoria nos processos de gerenciamento, a operacionalização e o tratamento, dispensados ao consumidor, darão melhores condições para a empresa se manter no mercado, pois isso aumentará a qualidade tanto de produto quanto do atendimento.

2. Essas empresas buscam escapar da redução da margem de lucro com a diminuição de custos, o incremento da produtividade, as vantagens competitivas advindas da tecnologia cada vez mais moderna e, também, com a procura de nichos de mercado.

3. A participação da Embrapa no processo agroindustrial é fundamental, pois ela atua na pesquisa agropecuária, desenvolvendo variedades de maior resistência às doenças, desenvolvendo ações que melhoram a produtividade, entre outros. A Embrapa, com o treinamento de seus pesquisadores, a construção de laboratórios, a utilização de processos mais avançados de pesquisa, busca melhorias permanentes para o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à agroindústria.

4. Os produtores são o inicio do processo agroindustrial e, se não houver organização, a integração com empresas de grande porte corre o risco de não acontecer, com a possibilidade de o agronegócio não se concretizar.

##############################

Atividades das páginas 45, 46 4 47.

1. (01) (02) (16) (64) - Total: 86
2. a) Muitos trabalhadores rurais se deslocam para atividades não rurais, pois a modernização da produção agropecuária vem reduzindo a necessidade de mão de obra nesse setor e essas atividades costumam pagar mais, o que vêm aumentando a oferta de emprego.
2. b)  Atividades turísticas, pesqueiros, sítios, casas de campo que contratam funcionários, caseiros e empregados domésticos.
3. d
4. c
5. c
6. c
7. e
8. a
9. d
10. c

domingo, 15 de abril de 2012

Fusos Horários II


Mapa dos Fusos Horários
Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos.

A metodologia utilizada para essa divisão partiu do princípio de que são gastos, aproximadamente, 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para que a Terra realize o movimento de rotação, ou seja, que gire em torno de seu próprio eixo, realizando um movimento de 360°. Portanto, em uma hora a Terra se desloca 15°. Esse dado é obtido através da divisão da circunferência terrestre (360°) pelo tempo gasto para que seja realizado o movimento de rotação (24 h).

O fuso referencial para a determinação das horas é o Greenwich, cujo centro é 0°. Esse meridiano, também denominado inicial, atravessa a Grã-Bretanha, além de cortar o extremo oeste da Europa e da África. A hora determinada pelo fuso de Greenwich recebe o nome de GMT. A partir disso, são estabelecidos os outros limites de fusos horários.

A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).

Alguns países de grande extensão territorial no sentido leste-oeste apresentam mais de um fuso horário. A Rússia, por exemplo, possui 11 fusos horários distintos, consequência de sua grande área. O Brasil também apresenta mais de um fuso horário, pois o país apresenta extensão territorial 4.319,4 quilômetros no sentido leste-oeste, fato que proporciona a existência de quatro fusos horários distintos, no entanto, graças ao Decreto n° 11.662, publicado no Diário Oficial de 25 de abril de 2008, o país passou a adotar somente três.

A compreensão dos fusos horários é de extrema importância, principalmente para as pessoas que realizam viagens e têm contato com pessoas e relações comerciais com locais de fusos distintos dos seus, proporcionado, portanto, o conhecimento de horários em diferentes partes do globo.

Veja: Hora Certa - Horário Mundial


A História do Meridiano de Greenwich


Como o meridiano está disposto no planisfério
Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, o principal meridiano é o de Greenwich, o seu reconhecimento como referência é em razão de sua aceitação em âmbito global.
Isso ocorreu a partir de um acordo mundial realizado em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.
A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich, situado na região leste da cidade de Londres.

O Observatório foi edificado em 1794, segundo os interesses de Carlos II, e posteriormente transferido em 1946, por causa da concentração de poluição existente no local que prejudicava a realização de trabalhos e estudos.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/a-historia-meridiano-greenwich.htm

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Produção Econômica do Espaço Rural Brasileiro - Palavras Cruzadas

Questões sobre Fusos Horários

1. O que é um fuso horário?
2. Quantos fusos horários existem no planeta?
3. Qual das coordenadas geográficas auxilia no estudo de fusos horários?
4. Qual a principal consequência do movimento de rotação da Terra?
5. Qual é o fusos horário inicial?
6. Como são estabelecidas as horas para todos os países do mundo a partir do Meridiano de Greenwich?
7. Explique o limite teórico e o limite prático dos fusos horários?
8. Países e estados têm seus territórios divididos pelos fusos horários? Explique:
9. Que nome recebe a hora determinada pelo fuso em que está o Meridiano Inicial?
10. Como são determinadas as horas nos países com grande extensão no sentido leste-oeste que são atravessados por mais de um fuso horário?
11. Que nome recebe a hora marcada pelo fuso escolhido em um determinado país?


RESPOSTAS:

Respostas:
1.  É o espaço da superfície terrestre compreendido entre 15 meridianos.
2. 24 fusos horários.
3. A longitude.
4. O dia e a noite.
5. O fuso que passa pelo Meridiano de Greenwich.
6. Devido ao sentido do movimento de rotação da Terra que é de oeste para leste, a partir do fuso que passa por Greenwich, cada fuso a leste tem uma hora adiantada e a cada fuso a oeste, a hora é atrasada.
7. O limite teórico corresponde às linhas dos meridianos que delimitam cada fuso. O limite prático corresponde ao desvio feito em cada fuso para acompanhar as fronteiras territoriais entre países, estados, etc...
8. Não. Foi estabelecido um limite prático dos fusos horários para que países e estados não tenham seus territórios divididos e para que não fiquem com dois horários diferentes.
9. GMT – Hora no Meridiano de Greenwich.
10. É escolhido o fuso que abrange a maior parte das unidades da federação para marcar a Hora Oficial do país.
11. Hora Legal ou Hora Oficial.

Fusos Horários

Terra – possui 360°
Dia – 24h
360° : 15° = 15° - 60 minutos ou 1 hora.
Cada fuso horário corresponde a 15°
Rotação – dias e noites
1884
Estados Unidos – Conferência dos Astrônomos.
Padronização ds horários em todos os pontos do planeta.
Meridiano de Greenwich – GMT
Ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos.
Hora Legal do País – Brasil – Hora de Brasília.
Terra gira – de oeste para leste
Leste – a cada fuso, adianta-se uma hora.
Oeste – a cada fuso, atrasa-se uma hora.
Divisões territoriais irregulares:
Fusos apresentam contornos adaptados às características de cada país.
Para facilitar a vida das pessoas – atividades.
* Limite teórico
* Limite prático

Brasil – Fusos Horários
2007 – O presidente Lula aprova a redução de fusos horários em 3 estados – AC, AM e PA.
Reduz de 4 para 3 os fusos do Brasil.